quinta-feira, 16 de outubro de 2014

LUTA EM DEFESA DO BAOBÁ DE JUNDIAÍ‏

Vemos de forma estarrecida a agressão ao meio ambiente e ao sentimento de quem admira e protege o nosso “Baobá” localizado na Comunidade de Jundiaí. Um dos últimos que restam no Estado, e um dos menos protegidos pelas instituições que deveriam dar a proteção devida a esta árvore centenária.



Solicitamos a Secretaria de Meio Ambiente do Município, ao IBAMA, ao Ministério Público do Meio Ambiente, e a todos os macaibenses que possam proteger nosso Baobá contra as agressões que acabamos de ver. Uma pessoa não identificação ainda, fez um ferimento com faca muito profunda na árvore que pode ser vista de longe, foi detectada de forma muito triste pelos moradores e defensores da do Baobá. “Registramos que essas agressões não vêem acontecendo de hoje, faz muito tempo que isso vem ocorrendo. Foi feito uma praça ao lado da árvore para dar um pouco de proteção, mas isso não surtiu efeito, ambas estão abandonadas e causam mais dificuldades ainda para a proteção do nosso Baobá”. Diz Ranier Funcionário da EAJ e morador da Comunidade juntamente com o Extensionista Rural da Emater Cícero Militão.



A proposta é organizar uma Associação de proteção ao nosso Baoba como existe em outras cidades do Nordeste e do RN para cobrar a elaboração de Leis municipais de Proteção e batalhar por recursos para promover a manutenção Cultural da árvore que guarda muitas histórias contadas por moradores e Ex-alunos de EAJ. Partindo

da LEI ROUANET N° 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991



Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Mesmo com a Plena Vigência de Lei o nosso Baobá corre o risco de sofre maiores agressões como já ocorreu quando parte da árvore sofreu um incêndio até hoje sem maiores explicações.



Acesse a Lei: http://www.baoba.art.br


Por Ranier Nascimento e Cícero Militão






from Senadinho Macaíba- A Notícia é aqui!! http://ift.tt/11u9zMN

__________________________ Internet sem Limites: 3015-1515

0 comentários:

Postar um comentário